Cabanha Rancho Taura, de São Martinho da Serra, conquista os dois principais prêmios de ovinos fêmeas da raça Texel pura origem na 46ª Expointer

Cabanha Rancho Taura, de São Martinho da Serra, conquista os dois principais prêmios de ovinos fêmeas da raça Texel pura origem na 46ª Expointer

Foto: Roberson Barcelos (Arquivo Pessoal)

A família proprietária da Cabanha Rancho Taura, junto ao presidente da Arco. Da esq. para dir. Eduardo Bison, Edemundo Ferreira Gressler (presidente da Arco), Osvaldo Barcelos Filho e Nelli Scherer Barcelos

Em sua segunda participação na Expointer, a Cabanha Rancho Taura, de São Martinho da Serra, já comemora duas grandes premiações de ovinos da raça Texel NC PO. Duas fêmeas da propriedade conquistaram os títulos de Grande Campeã e Reservada de Grande Campeã em concurso realizado na terça-feira durante a 46ª edição da feira internacional, em Esteio.

O destaque ficou para a ovelha Taura 385, a Grande Campeã NC PO. Já a Taura 343 levou o título de Reservada NC PO. As siglas significam que os ovinos são naturalmente coloridos (NC) e de pura origem (PO). No caso, as duas ovelhas de São Martinho da Serra têm lã preta.

A Cabanha Rancho Taura pertence aos produtores rurais Osvaldo Barcelos Filho e o filho, Roberson Scherer Barcelos.

- Esta é a segunda participação da cabanha na Expointer e conseguimos alcançar esse importante resultado na maior feira agropecuária da América Latina. Um trabalho que consagra uma seleção genética feita com muito trabalho e dedicação na cabanha e que traz uma grande visibilidade para nossa genética e plantel - orgulha-se Roberson.

Os títulos de grande campeão e reservado equivalem ao primeiro e ao segundo lugar de uma prova. No entanto, ambos os animais se mostram exemplares de destaque, com a diferença é que o grande campeão é o que mais se aproxima do ideal da raça, ou seja, que é considerado perfeito.

Neste ano, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) registrou um crescimento de 15% no número de animais inscritos na Expointer em relação à feira de 2022. Cerca de 900 animais de diferentes cabanhas do país participam da exposição em Esteio.


AS VENCEDORAS DA RAÇA TEXEL NC PO

  • Grande Campeã - Taura 385
  • Reservada de Grande Campeã - Taura 343
  • Origem - Cabanha Rancho Taura, de São Martinho da Serra
  • Criadores - Osvaldo Barcelos Filho e Roberson Scherer Barcelos
O produtor rural Roberson Scherer Barcelos com a ovelha Taura 343, que conquistou o título de Reservada de Grande Campeã NC PO Foto: Roberson Barcelos (Arquivo Pessoal)

A RAÇA

A raça Texel é originária da Ilha de Texel, na Holanda, cujo solo é em sua maioria arenoso, estando parte acima e parte abaixo do nível do mar, o que torna o solo bastante úmido. Por isso, a raça suporta bem regiões com bastante umidade.

A vegetação da ilha era muito pobre e os antigos ovinos já existentes eram de pouco desenvolvimento, tardios, pequenos, com quantidade mediana de lã. Entretanto, a carne era magra e considerada saborosa. Contudo, atualmente é considerada uma raça de carne e lã, pois além de uma carcaça de ótima qualidade e peso, produz apreciável quantidade de lã.

Os animais são muito dóceis. Os machos bem formados atingem 27 quilos. Já as fêmeas têm peso médio de 23 quilos.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Orçamento de 2024 prevê salário mínimo de R$ 1.421 Anterior

Orçamento de 2024 prevê salário mínimo de R$ 1.421

Santa Maria é a 31ª cidade gaúcha a ter a plataforma Tudo Fácil Empresas Próximo

Santa Maria é a 31ª cidade gaúcha a ter a plataforma Tudo Fácil Empresas

Economia